Sarampo

Sarampo

O sarampo é causado por um vírus RNA, pertencente ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. É uma doença viral aguda, altamente contagiosa, capaz de produzir epidemias. O sarampo não é considerado uma doença grave, porém pode ser muito grave se surgirem complicações.1

Os sintomas geralmente aparecem após 10 a 12 dias da infecção, inicialmente parecido com um resfriado, nariz escorrendo, tosse e febre branda. Os olhos podem ficar avermelhados e sensíveis à luz. À medida que a doença avança, e geralmente entre o terceiro e sétimo dia, a temperatura pode chegar a 39-41ºC e aparecer uma erupção cutânea, que dura de quatro a sete dias. A erupção cutânea caracteriza-se por exantema maculopapular, com locais de confluência. No início, estes exantemas afetam a face para depois se espalhar por todo o corpo. Também podem aparecer na gengiva e na parte interna das bochechas pequenas manchas brancas (manchas de Koplik). Não há tratamento específico para o sarampo. A infecção confere imunidade contra o vírus para o resto da vida.1

Entre as complicações mais freqüentes em crianças estão otite média, broncopneumonia, diarréia e laringo-traqueobronquite. Em alguns casos, cerca de 1 em 1.000, os pacientes com sarampo desenvolvem inflamação do tecido cerebral (encefalite). Muito raramente, uma infecção persistente pelo vírus do sarampo pode levar a panencefalite esclerosante subaguda (PESA) que é uma complicação degenerativa tardia do sistema nervoso central.1

O vírus do sarampo se dissemina muito facilmente de indivíduo a indivíduo através de gotículas da tosse, espirros e corrimento nasal. Um quadro de sarampo é infeccioso 4 dias antes da manifestação de exantemas até quatro dias depois do seu aparecimento.1

A cada ano, mais de 30 milhões de pessoas são acometidas pelo sarampo. Em 2004, houve uma estimativa de 454.000 mortes por sarampo em todo o mundo, isto significa mais de 1.200 morte/dia. Mais de um milhão de crianças morrem de sarampo a cada ano, especialmente crianças desnutridas cujo sistema imune não é suficientemente forte para combater a infecção. Cerca de 98% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, a maioria no continente africano. Em muitos países europeus, o sarampo é ainda uma grande preocupação de saúde pública. A doença continua a se disseminar principalmente porque ainda não foi alcançado o grau de cobertura vacinal necessária para interromper a transmissão.1 Nos países em que o sarampo foi amplamente eliminado, casos importados de outros países constituem importante fonte de infecção.2

1.C:\Documents and Settings\ToledoL\My Documents\Descrição das doenças\sarampo\euvac net.htm
2.WHO. Fact sheet N°286. Measles. [online]. Acessado em 15 de dezembro de 2006.